
MBR abre 2026 com oito estreantes e reforça a nova fase do campeonato
Temporada começa em 30 de janeiro e confirma crescimento com novos nomes, histórias familiares e perfis consolidados do automobilismo nacional
O Marcas Brasil Racing dá a largada para a temporada 2026 com programação entre 30 e 31/01 e 1º/02 em prova inédita de Endurance com duas horas de duração, marcando o início de um ano que consolida a expansão do campeonato. Além dos pilotos que já competiram nas edições anteriores, o sucesso da categoria atraiu oito novos nomes que fazem sua estreia no grid do MBR2000.
Entre os recém-chegados há uma diversidade de perfis formada por novatos, pilotos experientes em outras modalidades e duplas compostas por pai e filho. Ou seja, o MBR 2026 começa com um cenário que mistura renovação e bagagem competitiva.
Richard Heidrich estreia no MBR na Master e corre no mesmo campeonato que o filho
Com mais de 25 anos de trajetória no automobilismo, Richard Heidrich faz sua estreia no Marcas Brasil Racing. O piloto competirá na categoria Master, formando dupla com Gilberto Silva, enquanto também divide o mesmo evento com o filho, Richard Heidrich Jr., que corre na categoria Super e dividirá o carro com Felipe Malinowski.
A expectativa para o primeiro ano no campeonato é objetiva. “Como vou participar com o Gilberto Silva, na categoria Master, a esperança é de várias vitórias e da conquista do campeonato”, afirmou Heidrich. A presença do filho no mesmo campeonato adiciona um componente especial à temporada. “Esse é o maior interesse, pois quando vou é para assisti-lo. Espero poder ajudar, se assim precisar”, completou. Heidrich compete com um Volkswagen Gol e conta com o apoio da Heidrich Geração Elétrica.
Barlera: pai e filho dividem volante na estreia no MBR
Christian e Bernardo Barlera trazem o laço de pai e filho para dentro do cockpit em sua estreia conjunta pela categoria Elite do MBR.
Christian é vice-campeão da Gold Turismo em 2025. Para ele, a temporada representa um novo ciclo. “Minha expectativa é competir no melhor nível possível, aproveitando a parceria com meu filho e me desenvolvendo como piloto”, disse. Sobre a experiência de correr ao lado de Bernardo, o piloto destacou o significado pessoal do momento. “A MBR está me permitindo realizar o maior e mais verdadeiro sonho da minha vida: participar de uma competição automobilística junto com meu filho”, afirmou.
Bernardo encara o MBR como uma etapa natural de evolução. Campeão paranaense da Race Cup 2025, na categoria Onix Pro, e com passagens recentes por provas de Endurance e Marcas e Turismo, o piloto valoriza a oportunidade de dividir o carro com o pai. “Competir em dupla com meu pai torna essa temporada ainda mais especial. Sei que será um aprendizado enorme e uma vivência que vou levar para a vida toda”, destacou. A dupla compete com um Gol G8, numeral 91, pela B.Braccingteam.
Lucas José Silva chega à Elite com histórico consistente em provas de longa duração
Outro nome que estreia no MBR em 2026 é Lucas José Silva, piloto que construiu sua trajetória principalmente em provas de Endurance e competições de turismo. Bicampeão dos 500 km de Interlagos, com participações em provas de longa duração como as 1000 Milhas, vitórias na TCC VNT e presença no CCA e na Cascavel de Ouro, Silva chega ao campeonato com um currículo consolidado.
A expectativa para o primeiro ano no MBR é clara. “Desejo me consolidar entre os nomes fortes da categoria e conseguir me encaixar dentro do automobilismo”, afirmou. Sobre o ambiente do campeonato, o piloto destacou a competitividade. “Vejo uma categoria com alto nível técnico e competitividade. Espero disputas limpas e um ótimo ambiente para o início da minha carreira”, completou. Silva competirá com um GM Onix 2025, na categoria Elite.
Pivetta e Scherer formam dupla de estreantes na Super
Na categoria Super, o campeonato recebe a dupla formada por Lucas Pivetta e Arthur Scherer, ambos estreantes no Marcas Brasil Racing.
Pivetta chega ao MBR com base sólida no kart, onde atua há dez anos, além de passagens pelo HB20 em 2024, incluindo uma vitória. A expectativa para o ano de estreia inclui a certeza de fazer uma rápida adaptação. “Tenho pouca experiência em carros. Treino bastante no simulador e corro de kart há 10 anos. Espero ter um bom ano e acredito que consigo me adaptar rápido”, explicou. Sobre o campeonato, completou: “É um campeonato que vem crescendo bastante, com muita competitividade, e espero um ano de aprendizado constante”.
Scherer chega ao MBR como um piloto em ascensão no cenário nacional. Iniciou sua carreira na Fórmula 1600 e na Copa HB20 e ganhou projeção ao conquistar o vice-campeonato da classe Elite da Copa Truck em seu ano de estreia, em 2025. Para o piloto, a temporada representa um novo desafio. “Será uma experiência totalmente nova: carro novo, minha primeira prova de Endurance na categoria e a divisão do carro com o Lucas Pivetta. Vamos dar o nosso melhor”, afirmou. A dupla competirá com um Chevrolet New Onix Sedan.
Elite também recebe Guilherme Ragnini e Cezar Martins
A lista de estreantes na categoria Elite ainda inclui Cezar Martins, que dividirá o carro com Davi Steelmol, e Guilherme Ragnini, que formará dupla com Felipe Machiavelli.
Martins traz um perfil experiente, com histórico consistente em competições de turismo e marcas, além de participações no Campeonato Brasileiro de Turismo Nacional e em provas de Endurance, como a Cascavel de Ouro, onde se destacou pela regularidade. “Será uma temporada de muito aprendizado. Nunca andei no carro, então, se conseguir ser competitivo, já fico feliz”, afirmou Martins. “O campeonato cresceu bastante e tem pilotos muito bons. Serão corridas muito divertidas”, completou.
O catarinense Ragnini é um piloto de rápida ascensão no automobilismo nacional. Apesar do início tardio nas pistas, acumulou múltiplos títulos nos Campeonatos Paranaense e Metropolitano de Automobilismo, nas categorias Turismo e Marcas. Bicampeão Paranaense de Turismo, bicampeão Curitibano de Asfalto e campeão da Gold Turismo Super, ele chega motivado para a primeira temporada na Elite.
“A expectativa para 2026 é a melhor possível. Será a primeira temporada com os carros da nova geração e com o pneu semi-slick, com o qual nunca tive contato”, afirmou Ragnini. Mesmo diante do desafio técnico, o piloto deixa claro o objetivo traçado para o ano. “A expectativa é entrar para brigar pelo título da Elite”, completou. Ele também destacou o momento vivido pelo campeonato. “É um campeonato que cresceu muito nos últimos anos, com um futuro brilhante, com pessoas responsáveis e apaixonadas pelo esporte”, disse.
A competição
Criado em 2023, o Marcas Brasil Racing é um campeonato multimarca idealizado por pilotos e chefes de equipe. Em 2026, a competição contará com sete etapas, passando por cinco estados e seis circuitos diferentes.
A temporada será disputada nas categorias Super, Elite e Master. No formato sprint, o regulamento prevê duas corridas mais longas por fim de semana, substituindo o modelo de quatro provas curtas utilizado em 2025.
Calendário MBR 2026 (*)
Etapa 1 – 30 e 31/01 e 1º/02 – Endurance – Interlagos (SP)
Etapa 2 – 13, 14 e 15/03 – Sprint – Santa Cruz do Sul (RS)
Etapa 3 – Maio – Sprint – A confirmar (*)
Etapa 4 – 12, 13 e 14/06 – Sprint – Cuiabá (MT)
Etapa 5 – 11, 12 e 13/09 – Sprint – Cascavel (PR)
Etapa 6 – 09, 10 e 11/10 – Sprint – Brasília (DF)
Etapa 7 – 11, 12 e 13/12 – Endurance – Chapecó (SC)
Siga a MBR nas redes sociais: @marcasbrasilracing
Instagram | Facebook | YouTube
Site: marcasbrasilracing.com.br
Siga os novos pilotos do Campeonato MBR nas redes sociais:
Arthur Scherer: @arthurschererpiloto
Bernardo Barlera: @berbarlera
Christian Barlera: @Chris_barlera | @ b.bracingteam
Lucas José Silva: @lucasjsilva | @ b.bracingteam
Lucas Pivetta: @lucasfellipivetta | @usualracing_oficial
Richard Heidrich: @richardheidrich
Comunicação MBR
SIG Comunicação | sig@sigcomunicacao.com.br
Silvana Grezzana Santos | Regina Cusin | +55 (13) 996.822.172
Crédito Fotos: Daniel Gomes
Leia também:


MBR esgota inscrições para 2026 em tempo recorde



